3 de junho de 2008

Confira a programação dos Eventos Especiais

Nesta 9ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte, a programação dos Eventos Especiais – atividades voltadas ao aprofundamento na formação dos profissionais das artes cênicas - está revestida de novidades: uma parte vai acontecer em junho, antes da mostra de espetáculos, oferecendo aos participantes a possibilidade de melhor aproveitamento. A grande novidade é o aprofundamento e a ampliação da proposta de parcerias com grupos, escolas e entidades. Convidados, apresentaram projetos conjuntos que, além de contemplá-los como proponentes, serão importantes para o FIT-BH e, conseqüentemente, para a cidade.

Os projetos aprovados propõem interface efetiva com os eventos/espetáculos da grade oficial. São eles:

. EXPOSIÇÃO FIT Intervenções Urbanas
Mostra comemorativa das oito edições do FIT-BH, que acontecerá em oito centros culturais da capital e na Casa do Baile, onde se concentrará a maior parte do acervo. Exposição de imagens, vídeos, material gráfico, objetos de espetáculos de rua dos grupos locais.

Parceria: Fundação Municipal de Cultura/Casa do Baile/Centros Culturais
Curadoria: Guto Muniz e Miriam Menezes
Texto: Bernardo Novais da Mata Machado
Museografia: Casa do Baile.
Casa do Baile: 8/6 a 13/07 (3a a domingo de 9 às 19h)
Centros Culturais Pampulha, Liberalino Alves, Alto Vera Cruz, Lagoa do Nado, Venda Nova, São Bernardo, Zilah Spósito e Vila Marçola: 13/6 a 13/7 (3a a 6a, de 9 às 17h e, sábado, de 13 às 17h)


. OFICINAS FUNARTE/FIT
Local: Funarte Casa do Conde

Oficina I: Concepção e Produção do Espaço Cênico
Início: 14 de junho, de 14 às 17h30
Ministrante: Ed Andrade
Ed Andrade é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Desde 1998 desenvolveu cerca de trinta trabalhos profissionais como cenógrafo nas áreas de teatro, dança, música, TV e cinema, em MG, SP e RJ. Recebeu o Prêmio USIMINAS/SINPARC (2007, 2006, 2003) e o prêmio SESC/SATED de 2001.
Conteúdo:
10 h/aula de módulo com abordagens à teoria e à história da cenografia além de reflexões e críticas a respeito das funções e possibilidades do aparato cênico.
20 h/aula de módulo prático, que serão desenvolvidas durante a programação do FIT-BH/2008. Os alunos assistirão a alguns espetáculos para posterior discussão e análise como também produzirão maquetes como exercício prático do espaço cênico. Visitas às montagens de grupos participantes do Festival concluirão esse exercício de observação e prática de palco.
Vagas: 10 (dez) vagas preenchidas mediante inscrição/avaliação de curriculum, via site (http://www.fitbh.com.br/), até 10/6 e 10 (dez) vagas reservadas às escolas de teatro.
Oficina II: Iluminação Cênica
Local: Funarte Casa do Conde
Início: 16 de junho
Horário: 19 às 22h
Ministrante: Felipe Cosse
Felipe Cosse é coordenador técnico do Galpão Cine Horto, integrante do Núcleo Técnico de Artes Cênicas e criador de projetos de iluminação cênica de espetáculos dirigidos por Chico Pelúcio, Marcelo Bones, Júlio Maciel, Glicério Rosário, Amaury Borges, Rogério Falabella, Francisco Medeiros, Dayse Belico e outros. Coordenador técnico das seis últimas edições do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.

Programação:
10 horas/aula de módulo com abordagens à teoria e à história da iluminação cênica.
20 horas/aula de módulo prático, que serão desenvolvidas durante a programação do FIT-BH/2008. Os alunos assistirão a alguns espetáculos para posterior discussão e análise como também elaborarão um programa básico de iluminação para a Leitura Dramática. Visitas às montagens de grupos participantes do Festival concluirão esse exercício de observação e prática de palco.
Vagas: 10 (dez) vagas preenchidas mediante inscrição/avaliação de curriculum, via site (http://www.fitbh.com.br/), até 10/6 e 10 (dez) vagas reservadas às escolas de teatro.

. WORKSHOP PERFORMANCE E TECNOLOGIAS INTERATIVAS
Ministrante: Johannes Birringer (Alemanha). Professor de drama, performance e tecnologia na Brunel University West of London, diretor do grupo AlienNationCo.
Parceria: Projeto Laboratório – Textualidades Cênicas Contemporâneas/Teatro Francisco Nunes
Data: 18 a 22/6 – 18h30 às 22h30
Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)
Público alvo: estudantes de teatro e dança, grupos de teatro e dança, profissionais de comunicação, música, desing, vídeo, informática e público em geral.
Vagas: 200 participantes sendo 100 vagas preenchidas mediante inscrição/avaliação de currículo via http://www.fitbh.com.br/, no período de 7 a 13/6 de junho e 100 vagas destinadas às escolas de formação de artes cênicas, ao Projeto Laboratório e a convidados.

Este projeto faz parte da ação Arte Expandida dos Teatros Municipais e tem por objetivo a difusão do pensamento e dos procedimentos técnicos concernentes aos chamados teatros pós-dramáticos e às dramaturgias da cena. Consiste na realização do seminário PERFORMANCE E TECNOLOGIAS INTERATIVAS ministrado por Johannes Birringer, professor de drama, performance e tecnologia na Brunel University West of London, diretor do AlieNationCo. Foca na experimentação de várias linguagens visuais, performáticas, textuais e de programação, procurando explorar novas relações espaciais/temporais, possibilidades para a performance e utilização de tecnologias.)

. OFICINA DA CENA
Parceria: Centro Cultural UFMG
Período: 20 a 25 de junho
Local: Funarte Casa do Conde

Ciclo de discussão e mostra de trabalhos cênicos desenvolvidos pelas Instituições Federais de Ensino Superior-IFES (UFMG, UFOP, UNIRIO, UFRJ, UniverCidade, Unicamp) da região Sudeste do país.
Visa proporcionar espaço de leitura e crítica dos trabalhos cênicos apresentados pelas IFES convidadas, de modo a promover a reflexão sobre os processos criativos elaborados nas salas de aula, bem como estimular a elaboração de parâmetros para a crítica deste tipo de trabalho. Mesas de debate serão compostas, na parte da manhã, com representantes dos IFES e palestrantes convidados. À tarde e à noite, serão realizadas apresentações de trabalhos cênicos desenvolvidos por cada escola.

Vagas:
A capacidade do auditório para as atividades reflexivas é de 180 pessoas. Para participar, não há necessidade de inscrição, ressalvando apenas a ordem de chegada e a lotação da sala.
A capacidade máxima para as apresentações é de 130 pessoas, dando-se prioridade aos integrantes dos IFES, sendo que, 15 minutos antes dos horários das apresentações serão distribuídas as senhas restantes aos interessados, por ordem de chegada e em fila de espera no local. Exceção ao dia 24/6 em que a capacidade é de 50 pessoas por sessão e a última (20h) estará reservada ao público em geral, que deverá retirar as senhas 30 minutos antes.

Programação:
20/6 – 9 às 12h30 – Abertura e palestra com Johannes Birringer, professor de drama, performance e tecnologia na Brunel University West of London, diretor do AlienNation Co.
Lançamento dos livros A Nobre Arte do Palhaço, de Mário Libar; Em Busca de um Teatro Popular, de César Vieira; Ritual, Risco e Arte Circense e Teatro e Teoria, de Guilherme Veiga.
Lançamento da FIT Revista 3.
20h – Apresentação do espetáculo teatral O Guesa Errante (UFMG)

21/6 – 9 às 12h30 – Mesa: Processos Criativos nos Cursos Superiores de Teatro e Dança.
Mediação: professora Sara Rojo (FALE/UFMG).
Debatedores: professores/responsáveis pelos espetáculos.
16h – Apresentação espetáculo de dança Quatro (UNICAMP)
20h – Apresentação espetáculo de dança Girakandombe (UFRJ)

22/6 – 9 às 12h30 – Mesa: Teatro, Dança e Política de Mercado.
Mediação: professores Ernane Maletta e Arnaldo Alvarenga (EBA/UFMG).
Debatedores: Redemoinho (regional BH), Unidança, Sated/MG, Sinparc/MG, Movimento de Teatro de Grupo.
20h – Apresentação espetáculo de dança Vai fazer o quê? (UFRJ)

23/6 – 9 às 12h30 – Mesa: Literatura e Crítica do Espetáculo Teatral na Atualidade.
Mediação: Fernando Mencarelli (EBA/UFMG).
Debatedores: Valmir Santos, Lionel Fischer e Miguel Anunciação
20h – Apresentação espetáculo teatral Depoimentos às Terras do Brasil (UNIRIO)

24/6 –
15h, 17h30 e 20h – Apresentação espetáculo teatral Grito - A Voz que não Passa da Boca (UniverCidade)

Dia 25/6 –
20h – Apresentação espetáculo teatral Guantánamo: história de Homens e Bichos (UFOP)


. WORKSHOP PAULO CHAGAS
Parceria: Fundação de Educação Artística

Paulo C. Chagas é um compositor brasileiro de renome internacional, pesquisador e criador nas áreas de música eletrônica e novas mídias digitais. Entre 1980 e 2004, o músico viveu na Bélgica e na Alemanha e, desde 2004, radicou-se nos Estados Unidos, onde ensina composição na Universidade da Califórnia, Riverside.

Workshop I
Dia: 21/6, de 10 às 13 h.
Público alvo: público em geral.
Vagas: 180 pessoas (lotação sujeita à capacidade do espaço).
Local: Auditório Sérgio Magnani – Rua Gonçalves Dias, 320 - Funcionários
Tema: A música de Paulo C. Chagas: acústica, eletroacústica e multimídia
Neste workshop, ele apresentará um panorama de sua trajetória musical e do seu processo de criação. A palestra será ilustrada com gravações e vídeos de suas inúmeras obras incluindo óperas, balés, peças para orquestra, música de câmera, música eletrônica e obras multimídia.

Workshop II
Dia: 23/6, de 14 às 17:00 hs.
Público alvo: músicos compositores, criadores, pesquisadores e interessados em música e intermídia
Vagas: 180 pessoas (lotação sujeita à capacidade do espaço).
Tema: Som, corpo e imagem: estética e técnicas de composição acústica e eletroacústica
Os temas deste workshop são as relações entre a música acústica e eletroacústica e a integração do som com a imagem e o corpo. Paulo C. Chagas analisará algumas de suas obras, abordando questões estéticas e técnicas da composição para vozes, instrumentos, sons eletrônicos e multimídia. O workshop apresentará também uma prévia musical do espetáculo Carne, Corpo e Espírito (cuja estréia se dará no FIT-BH/2008), e discutirá alguns exemplos que serão executados ao vivo pelos músicos do quarteto de cordas, percussionista e cantores.

. EXPOSIÇÃO DIÁLOGOS
Idealização: Mesa 2 Produções Artísticas (SP)
Produção: Usiminas/Usicultura
Local: Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes
Abertura:26/6
Horário: 19h
Visitação: de 27/6 a 5/7, de terça a sábado, de 13h às 17h

Mostra promovida para a inauguração do Teatro Cosipa Cultura em março de 2008. Reúne fotografias de dez duplas de renomadas atrizes brasileiras que, em diferentes épocas e sob diferentes leituras, vestiram a pele das mesmas personagens. Foram retratadas Eva Wilma, Irene Ravache, Glória Menezes, Denise Fraga, Bibi Ferreira, Cleide Yáconis, Tônia Carrero, Ruth de Souza, Lígia Cortez, Suely Franco, Marília Pera, entre outras.

. FÓRUM DE TEATRO LATINO-AMERICANO
Importante espaço para a discussão de temas relativos ao teatro latino-americano, com a participação de diretores, elencos e jornalistas dos países de língua espanhola e convidados brasileiros presentes no FIT-BH.
Mediação: professora Sara Rojo (FALE-UFMG)
Local: Funarte Casa do Conde
Vagas: Não é necessária a inscrição para acesso, respeitando-se a ordem de chegada e a capacidade de 180 lugares do auditório.

Programação:
Dia 1/7 – 14h30 às 17h30: A Dramaturgia Latino-americana/A Cena Latino-americana
Fernando Bonassi (SP), Raul Martin (Cuba), Santiago Garcia (Colombia) e Arístides Vargas(Equador)
Dia 2/7 – 14h30 às 17h30: Formação/Profissionalização/Produção e Fontes de Financiamento
Miguel Rubio (Peru), Fernando Mencarelli (Bra), Eduardo Moreira (Bra) e Ariela Mancke (Arg)
Dia 3/7 – 14h30 às 17h30: Teatro e Sociedade na América Latina: Territorialidade e Globalização.
Ileana Dieguez (Mex), Silvana Garcia (Bra), Beatriz Rizk (EUA/Col) e Jorge Dubatti (Arg)
Dia 4/7 – 14h30 às 17h30: Brasil/América Latina/Brasil
Celso Frateschi (Bra), Guilherme Reis (Bra) e Iara Pietricovsky (Bra) / Omar Valiño (Cuba), Juan Martins (Venezuela).

. PROJETO ENCONTROS
Parceria: Cia. Clara
Local: Caixa Clara – Rua Geraldo Teixeira da Costa, 141 - Floresta
Dias: 1 a 4/7 – 9 às 13hs
Mediação: jornalista Marcelo Castilho Avellar

Demonstrações de métodos de trabalho/processos criativos e intercâmbio entre os grupos: Cia. Clara (BH), Cia. Luna Lunera (BH) e CBT – Cia. Brasileira de Teatro de Curitiba (PR). O projeto constará de explanação teórico-prática e de apresentação de um espetáculo escolhido por cada grupo. Os espetáculos Vilarejo do Peixe Vermelho, Volta ao Dia... e Aqueles Dois integram a grade de espetáculos do FIT-BH.
Vagas: 50 inscritos e elencos dos grupos participantes do projeto.

Importante:
30 vagas serão destinadas às escolas de formação em artes cênicas e as 20 restantes serão preenchidas mediante inscrição/avaliação de currículo, via site (WWW.fitbh.com.br) no período de 16 a 20/6.
Os participantes terão livre acesso aos espetáculos dos grupos do projeto que estão na Grade de Programação do Festival.

Programação:
Dia 1/7:
9 às 13h – Demonstração de método Cia Clara
17h30 – Apresentação espetáculo Vilarejo do Peixe Vermelho, na Caixa Clara
21h30 - Apresentação espetáculo Vilarejo do Peixe Vermelho, na Caixa Clara

Dia 2/7:
9 às 13h – Demonstração de método Cia Brasileira de Teatro
21h30 – Apresentação espetáculo Volta ao Dia..., na Caixa Clara
Dia 3/7:
9 às 13h – Demonstração de método Cia Luna Lunera
17h30 – Apresentação espetáculo Volta ao Dia..., na Caixa Clara
21h – Apresentação espetáculo Aqueles Dois, na Sala João Ceschiatti
Dia 4/7:
9 às 12h – Finalização encontro – conversa entre os grupos e o mediador Marcelo Castilho Avellar.
17h30 - Apresentação espetáculo Aqueles Dois, na Sala João Ceschiatti

. LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE INTERVENÇÕES URBANAS - O Baú da Memória
Parceria: Fundação Municipal de Cultura/Projeto Arena da Cultura.
Datas: de 27/6 a 6/7
Locais: ruas de regionais de Belo Horizonte
A intervenção, realizada pelos participantes do Laboratório Experimental de Intervenções Urbanas, torna viva, por meio da arte, a memória tangível e intangível da cidade. Memórias individuais sendo alimentadas e alimentando a memória das comunidades. A montagem integra a grade de Espetáculos de Rua.

. LEITURA DRAMÁTICA
Parceria: Fundação Municipal de Cultura/Projeto Arena da Cultura
Local: Funarte Casa do Conde
Data: 27 e 28/6
Horário: 19h
Vagas: Não é necessária a inscrição para acesso, respeitando-se a ordem de chegada e a capacidade de 180 lugares do auditório.

Leitura da obra Ainda Bem que os Elefantes não São Carnívoros, de Valnir Farias, vencedora do Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte/60 anos.
Ficha técnica:
Coordenação geral: Marcos Vogel
Direção: Ricardo Martins
Coreógrafo: Leonardo Bertholini
Preparação vocal: Virgínia Lemes
Elenco: atores convidados Wilma Henriques e Geraldo Peninha.
Atores: Renato de Freitas Gualberto, Estevão Henrique Maciel Ramos, Jonielson Ribeiro de Souza Juliana Ferreira Pinto, Thaís Trulio, Sabrina Almeida, Meibe Rodrigues, Rita de Cássia Garcia, Scheilla Silvia Maciel Ramos.

Nenhum comentário:

 
by Sense8